Perguntam-me não raras vezes:
- "Qual o livro de José Saramago que mais gostaste de ler?"
A resposta que pode ser dada a cada momento:
- "Impossível de dizer... não sei responder, não seria justo para com outros (livros) não nomeados. Mas uma coisa sempre soube. Uma obra de Saramago, enquanto "pseudo ser vivo" ou com "gente dentro" tem que me raptar, prender-me, não me deixar sair de dentro das suas páginas. Fazer de mim um refém, e só me libertar no final da leitura... mesmo ao chegar à última página. Aí, o "Eu" leitor que se mantém refém, liberta-se da "gente que a obra transporta dentro" e segue o seu caminho.
Mas segue um caminho que se faz caminhando, conjuntamente com mais uma família"

Rui Santos

sábado, 10 de janeiro de 2015

O Caderno - "Quê?" ... José Saramago questiona

O mundo está em guerra.
Os homens contra as liberdades dos outros.
As lutas em nomes de deuses e seus afins.
Fanatismos e outros tantos "ismos" que tornam o ar deste mundo irrespirável.
Será este mundo pequeno para os homens de bem?

Miguel de Azevedo


"Um dos líderes da Al-Qaeda na Península Arábica (AQPA), Harith bin Ghazi al-Nadhari, congratulou-se pelo ataque levado a cabo pelos irmãos Chérif e Saïd Kouachi contra o Charlie Hebdo, na quarta-feira, através de um vídeo difundido esta sexta-feira na página de internet do SITE, um site de monitorização da ameaça jihadista.
Segundo aquele site, no vídeo intitulado "The Faces Succeeded" (Os rostos triunfaram) com a duração de 5 minutos e 37 segundos, al-Nadhari volta a colocar a França sob a ameaça de novos atentados caso não pare de "combater" o Islão e os seus símbolos e os próprios muçulmanos. O vídeo foi partilhado algumas horas depois dos dois irmãos terem sido mortos pela polícia francesa.
"Alguns dos filhos da França desrespeitaram os profetas de Alá, por isso um grupo de soldados de Alá marchou contra eles, ensinando-os a respeitar e os limites da liberdade de expressão. Soldados que amam Alá e os seus mensageiros foram até vós, e eles não temem a morte e adoram a ideia de serem mártires em nome de Alá", pode ler-se na página do SITE."

Ler mais: http://expresso.sapo.pt/video-da-al-qaeda-ameaca-franca-com-novos-ataques=f905762#ixzz3OPjptgY7






Link para consulta
em, http://caderno.josesaramago.org/23054.html

"Quê?
As perguntas: “Quem és?” ou “Quem sou?” têm respostas fáceis: a pessoa conta a sua vida e assim se apresenta aos outros. A pergunta que não tem resposta formula-se de outra maneira: “Que sou eu?” Não “quem” mas “quê”. Aquele que fizer essa pergunta enfrenta-se com uma página em branco e o pior é que não será capaz de escrever uma palavra que seja."

Segunda-feira, 23 de Janeiro de 2009

em, "O Caderno"
Caminho, 2.ª edição
Página 174

Luis Pastor em homenagem a José Saramago - "En balsa de piedra"


Luis Pastor, Pedro Pastor e Lourdes Guerra
Orquestra Athanor
Homenagem a José Saramago
Rivas - Auditório Pilar Bardem